Série comida do Peru.

No Peru existe uma sumidade da culinária mundial. O nome do chef é Gastón Acurio(42 anos), um nascido cusquenho que faz de tudo na cozinha. Elogiado por Ferra Adriá e Alex Atala, é tido, hoje, como o melhor chef das Américas e um dos precursores da chamada tecnoemocional. Comanda restaurantes em Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Quito, Caracas, Madrid, Cidade do México, Cidade do Panamá, São Paulo, San Francisco e Cusco, mas é em Lima que ele mostra sua versatilidade – uma cebicheria(La Mar), um peruano afrancesado (Astrid e Gastón), um parrilero, um café no Museu Larco(Café Del Museo), um especializado em frango na brasa(La Corralada), um de comida criolla (Barrio), uma batataria(Papas & Salsa), uma Sanduicheria(Pasquale Hnos sangucheria), um italiano, uma padaria, uma universidade de gastronomia e etc. O cara é uma ‘máquina’, tem programa de culinária na televisão e escreve livros, em fim, é bom de cozinha e bom de negócios.
Lima não fica só nos restaurantes do Gastón, todos que experimentei são excelentes. Os preços tem ótima relação custo/qualidade, o serviço de primeira e a comida espetacular.
A fama do Peru de centro gastronômico do mundo não é a toa.
A comida peruana é um mix de indígena, criola, japonesa, francesa, parrilera, com pimentas suaves ou fortes, tubérculos em quantidade que eu não conhecia, pescados, frutos do mar, carnes de porco, frango, vaca, cuys(assado de porquinho da Índia) e a saborosa carne de alpaca, que tem baixo teor de colesterol e é servida como rostbeef fria até mesmo no café da manhã
http://www.thestar.com/news/insight/article/922217--gaston-acurio-the-most-famous-chef-you-ve-never-heard-of
http://perufood.blogspot.com/2006/04/gaston-acurio-inexhaustible-creativity.html

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.