Taypá - "um restaurante do peru"

Hoje, finalmente, fui conhecer o Taypá (uma expressão peruana que significa fartura). Minha expectativa era grande, pois vários amigos já haviam elogiado o restaurante peruano que fica no centro comercial na entrada da QI 17 do Lago Sul.
Mesa reservada, chegamos ao salão e fomos recebidos pelo garçom. O local é muito legal, bem decorado, cadeiras confortáveis e, após acomodado, me deparei com três cardápios: um de drinks, um dos “comes” e a carta de vinhos. Me senti uma anta. Entretido com o cardápio dos alimentos, senti certa dificuldade em escolher uma entrada. Tudo bem que estava lá para comer ceviche, mas as outras entradas me apeteceram e, então, pedimos um Tiradito AL Ají Amarillo - um peixe robalo cru temperado coberto com molho de limão, gengibre, ají amarillo(pimenta amarela encontrada em montanhas da América do Sul) e “leite de tigre”(uma mistura de caldo de peixe e temperos). Sabor excepcional. O prato vem ornamentado com umas pipocas temperadas que só indo lá para experimentar e conhecer como o grão de milho fica. Pedimos uma porção a parte deste milho que acompanha bem uma cerveja.
Os pratos principais da mesa:
Salmão Novandino – Um file de salmão enrolado envolvendo um risoto de quinoa e acompanhado de camarões médios grelhados com sabor discretamente picante, uma delícia.

Pescado a Lo Macho – Filé de robalo grelhado coberto por molho com curry levemente apimentado com anéis de lulas, camarões médios e mariscos. Acompanhado de arroz com tinta de lulas. Já cheguei a conclusão que a tinta da lula no arroz é só para colori-lo, sem acrescer muito no sabor. Apresentação impecável, mas eu esperava mais do sabor.
O “pisco sour” merece capítulo à parte e deve ser reverenciado. Uma amiga de infância não sai do Taypá sem, pelo menos, tomar três. O drink peruano gelado leva pisco(aguardente de uva peruano), suco de limão, açúcar e clara de ovo. Vale a pena tomar até mais de três, contanto que você consiga alguém para dirigir.
Gostei do que comi e resolvi que vou para o Peru conhecer melhor a sua culinária e, de quebra, aprender a entender os cardápios.
Armando

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.